terça-feira, 27 de julho de 2010

Dani Suzuki grávida?




Uma Bruxa joga tarô para Dani Suzuki e diz que ela vai ficar grávida em breve.
Acho que a Dani se animou um pouco na leitura. (Rs.)

Bom, espero que tenham apreciado e gostado dos vídeos!
Bançãos Plenas! )O(

No ventre da mãe-terra




Dani Suzuki entra em uma quiva, que simula o ventre da mãe-terra. Lá, sente certa clautrofobia, mas logo depois se deixa levar e acaba entrando em transe também.

Ritual de proteção




Dani Suzuki participa de ritual de proteção contra a gripe suína na Chácara Templo da Deusa e sente a forte energia do local.

Suzuki toma banho de ervas



Dani Suzuki toma banho de ervas em comunidade Wicca e se sente renovada.

Suzuki monta sua própria vassoura



Outro vídeo do mesmo programa, com Dani Suzuki também.
Quando vejo esses vídeos na internet, me pergunto como eu não os vejo na TV!??!! nem ao menos ouço falar nos comerciais! =/ (Rs.)
Mas tudo bem ... esse vídeo também ó ótimo!

Bruxaria não é Harry Potter




Dani Suzuki está montando seu próprio altar e aproveita para conversar com uma Bruxa, que explica a importância da menstruação e diz que bruxaria não é tão simples como em Harry Potter.
Programa "Pé no Chão", Multishow. (4 de novembro de 2009)
Muito boom esse vídeo, vale apena dar uma olhada!
Bençãos Plenas )O(

domingo, 25 de julho de 2010

Correspondêcias Planetárias - Parte 2



3º Passo: Dias da Semana
Cada dia da semana é regido por um planeta, que exerce determinadas influências mágicas. Por tradição, cada dia da semana também é associado a determinados assuntos.

Domingo (Sol)
O Domingo pertence ao Sol e ao elemento Fogo. A energia do Sol é adequada para os rituais de cura e para acertar tudo o que se refere à amizade. Tmabém é favorável para encantamentos que aumentem a sua força pessoal e espiritual, para pedir proteção e para entrar em contato com sua espiritualidade.


Segunda (Lua)
Este é o dia do signo da Lua, e por isso, pertence ao elemento água. Este dia tem relação com tudo o que se refere ao lar e aos assuntos familiares. Tudo o que apóia e constrói combina com ele, assim como tudo o que fz bem aos outros. A energia da Lua favorece a paz, o sono, a cura, a compaixão, os amigos, a capacidade psiquíca, a perificação e a fertilidade.


Terça (Marte)
A Terça corresponde ao planeta ,arte e pertence ao elemento Fogo. É ótimo para tudo o que se diz respeito a disputas, literalmente; Se você estiver procurando um modo de absorver a energia de Marte no seu dia, ande com algo vermelho.
A energia de Marte favorece a paixão, o sexo, a coragem, a ataque e a proteção.



Quarta (Mercúrio)
Este dia pertence ao planeta Mercúrio. O planeta dos ladrões e da conciliação combina com tudo o que tem a ver com negócios; a energia de Mercúrio esta voltada para a troca e a negociação. Mercúrio é totalmente útil em rituais, pois ele ajuda a tornar mágicoa os pensamentos. A energia de Mercúrio favorece a mente consciente, os estudos, as viagens e a adivinhação e a sabedoria.

Quinta (Júpiter)
Este é o dia do maior dos planetas, Júpiter. O Deus- Pai dos romanos represents s poder e a força, a prosperidade e a propriedade.
A energia de Júpiter favorece a expansão, o dinheiro, a prosperidade e a generosidade.


Sexta (Vênus)
A Sexta é dedicada a Vênus. Aqui, tudo o que tem relação com o amor está em casa. A energia de Vênus favorece o amor, a amizade, a reconciliação e a beleza.


Sábado (Saturno)
A energia de Saturno favorece a longevidade, os exorcismos, os términos, o ambiente doméstico e as residências em geral.


4º Passo: Velas, Incensos, Ervas e Cristais.

As vezes, alguns feitiços ou rituais pedem algumas ervas que são um pouco dificíeis de achar. Mas não é preciso deixar de realizá-lo po isso, apenas saiba substituir, com cuidado, uma erva pela outra porém com as mesmas propriedades.
Os Incensos, por vezes, acontece a mesma coisa, mas o importante é conter as substânias so seu objetivo, e não o cheiro dele. Com os Cristais, não vá pela beleza da pedra, procure saber pra que ela serve, quais são suas substâncias para depois escolhe-las.
As Velas são bem mais fáceis. É só relacionar as cores das velas com o seu objetivo.



Espero que vocês tenham gostado!
Na próxima postagem colocarei as Horas Planetárias, como eu ja disse, um assunto um pouco mais chatinho! E um poco extenso, então, falarei dele na próxima postagem ok1?!!?

Bençãos Plenas à todos! )O(

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Correspondêcias Planetárias


Os feitiços, encantamentos e poções são forças usadas para criar circuntâncias favoraveis de forma que o que deseja seja materializado. A maior ferramenta para que isso aconteça é a combinação do seu poder pessoal e sua imaginção (e fé no seu poder, claro). São essas coisas que criam o canal entre você e os Deuses para que sua vontade se realize plenamente.
Um ato mágico (feitiço, encantamento ou poção) pode ser realizado como parte de um Ritual de Esbbath, Ato Devocional ou simplesmente por necessidade.
Nós só usamos a magia se realmente for necessário, podemos dizer, que como última opção. Nunca realize nenhum ato mágico levianamente. lembre-se que qualquer ato mágico é um ato Divino, e nós levamos o Divino muito a sério. Mesmo porque qualquer ato impensado pode causar um grande dano para si mesmo e para os outros.
Qualquer ato mágico é realizado dentro do Círculo Mágico, nunca se esqueçam disso.
Para que o feitiço se realiza satisfatoriamente você deverá agir em harmonia com a natureza e querer muito que ele se realize, tem que querer com todas as suas forças, do fundo do seu coração e com toda a sua alma. Se você manativer esse desejo do "querer muito" e pensamento positivo, metade do feiitço já estará realizado.
Você tem que ter fé e acreditar no seu poder como Bruxa (o). Acreditar que os Deuses te escolheram e te reconhecem como Filha (o) e Seguidora (or) e que nunca vão abandonar você!
De acordo com os ensinamentos da Wicca e da Bruxaria, existe um tempo e uma fase lunar corretos para tudo, inclusive para se trabalhar desejos através de feitiços.


1º Passo: Traçando o Círculo MágicoComojá coloquei a forma de traçar o Círculo, então pularei essa parte ok!? Quem quiser ver a forma de como se traçar um Círculo, é só voltar duas postagens anteriores a essa.
Lembrando que, o Círculo Mágico é traçado antes de toda e qualquer operação mágica.


2º Passo: Fases da LuaUm dos métodos mais conhecidos, comprovados e eficazes de obter bons resultados no mundo da magia consiste em sintonizar o ato mágico com a fase da lua correspondente.
Até o mais cético dos cientistas sabe que a Lua tem efeito direto não apenas sobre as marés como também sobre as mais básicas emoções animais e humanas. Muitas pessoas são extremamente sensíveis às fases da lua, e todas as mulheres em idade de terem filhos são afetadas tanto física como emocionalmente por ela, graças aos seus ciclos mensais naturais regulados pela Lua.
A Lua gira em torno da Terra no sentido anti-horário, ou Widershins, e tem um ciclo aproximadamente de 28 dias, 7 dias para cada luanação (Nova, Crescente, Cheia e Minguante). Cada uma das suas fases exerce um determinado efeito sobre um ato mágico.


Lua Nova: Para começar um novo emprego, projeto ou relacionamento. Ótima ocasião para pôr em prática idéias novas, que favoreçam o crescimento e a expansão.
OBS.: A noite anterior a Lua Nova é conhecida, na prática da magia, como a noite da Lua Negra. Trata-se de uma noiteem que a Lua está mais escura e que não é visóvel no céu, geralmente são três dias. Não é muito aconselhável realizar atos mágicos nesse período.


Lua Crescente: Favorece o desenvolvimento, a posperidade e os comrpomissos. Trata-se também de uma época de crescimento e expansão, muito usada para acelerar atividades em curso.

Lua Cheia: Para lançar feitiços de amor e Alta Magia, esse é o período de maior poder. A maioria das Bruxas (os) preferem realizar grandes celebrações, rituais e feitços nessa Lua, devido a abunadância de luz lunar disponível para assuntos mágicos. Porém, a Lua Cheia é também uma etapa em que as emoções são mais dificieis de controlar, em que há mais inquietação e em que toda ação impulsiva resulta em derrota.

Lua Minguante: Para acabar com um relacionamento ou para dissipar energias negativas. Em geral esse período não é usado na Bruxaria para trabalhos relacionados ao amor e ao dinheiro. É uma época de desintegração, reflexão e reorganização.

Lua Negra: A fase lunar denominada Lua Negra acontece mensalmente, nos três dias que antecedem a Lua Nova. Durante esse período, o fino disco da Lua Minguante diminui até desaparecer na escuridão da noite. Durante essa fase de escuridão mensal, os povos antigos reverenciavam as Deusas Escuras, dedicando esse tempo a rituais divinat´roios de cura e de transmutação. Com o advento das sociedades patriarcais, os mistérios da Lua Negra tornaram-se sinônimo de terror e malefícios. Surgiram lendas e supertisções sobre os demônios ou forças malignas qu "devoram" a Lua. Por isso, a Lua Negra passou a representar oa uge dos poderes destrutivos, vaticinando cataclismos naturais - como inundações, tempestades ou secas -, e humanos - guerras, doenças e fome.
A Lua Negra era considerada a Lua do momento em que fantasmas e espíritos malévolos perambulavam sobre a Terra e as Bruxas executavam rituais de Mgia Negra, sengundo a Inquisição e a Igreja.
Na verdade, a Lua negra facilita o acesso aos mundos e planos sutis e às profundezas de nossa psique. Por isso é atualmente considerada uma fase favorável para trabalhos de transformação e renovação.
A Lua Negra tem o poder de criar e de descobrir e fluir com o ritmo das mudanças e dos ciclos naturais, dependendo da capacidade individual de reconhecer e integrar sua sombra.
Ao entrar na fase da Lua Negra, podemos presenciar a transição entre a desturição do velho e a criação do novo.Pode-se realizar também rituais de eliminação de uma maldição; a correção de uma disfunção, e afastamento dos obstáculos ou das dificuldades à realização afetiva ou profissional, a eliminação de resíduos energéticos negaticos de pessoas, pelo qual se entra em contato com os ancestrais ou com as Deusas Negras, como, Morrigan (Deusa Tríplice Celta) e Hécate (Deusa Ãncia Celta).


Lua Azul: A Lua Azul é o nome que se dá a segunda Lua Cheia no mesmo mês. Um fenômeno que acontece, em média, uma vez a cada dois anos e sete meses, e sete vezes a cada dezenove anos e 36 vezes no século.
Desde da antiguidade, a Lua Azul é considerada um acontecimento de muita força e poder espiritual, reforçando o sentido de plenitude da Lua Cheia.
A Lua Azul nos proporciona uma oportunidade a mais de tocar o Divino, um aumento de consciência diante das forças sobrenaturais, que reforça o intercâmbio com outros planos, reinos e dimensões. Por ser considerada "um tempo entre tempos", um momento raro e por isso, muito mais poderoso emágico, fica mais fácil alcançar "o mundo entre os mundos" por meio dela.
É a Lua da abundância, que permite se colher muito mais do que se plantar. Os encantamenots têm mais poder e os resultados são mais rápidos. Pensamentos e desjos tornam-se mais intensos e, assim, qualquer ritual exige muita cautela em relação aos obejtivos e pedidos. Mais do que nunca, vale a advertência: "Cuidado com o que pedir, pois você poderá conseguir!"


Bom pessoal, como esse artigo é um pouco extenso de mais e é um assunto que merece a devida atenção, pois estamos lidando com energias, continuarei ele amanhã, pois estou com muito sono e preciso dormir.
O Terceiro passo é os Dias da Semana, indo para o Quarto passo que são as Horas Planetárias, um assunto um pouco mais chatinho, e o Quinto passo, é o mais simples, que fala sobre velas, incensos, cristais e ervas.
Espero que tenham gostado, continuo no próximo post.


Feliz Partida e Feliz Encontro Novamente!
Bençãos Plenas )O(


Fonte: "Almanaque Wicca 2010" e "Wicca para Bruxos Solitários" de Claudiney Prietto. Revisado e Adaptado por Allyne )O( Pandora.

terça-feira, 20 de julho de 2010

O livro perdido das Bruxas de Salem



Gente, que livro é esse!?!?! Quero muito saber e muito ter ... rs.
Parrece ser super interessante ... quem ficar sabendo algo sobre esse livro, por favor, entrem em contato comigo, ok?!

MSN e E-MAIL: bruxa_pandora33@hotmail.com

Ou deixem comentário nessa postagem do blog ok!?
Bençãos Plenas! )O(

Tv Espelho Mágico com Claudiney Prieto



Bençãos Plenas Irmãs e Irmãos da Arte!
Esse vídeo vale a pena ser visto. É simples, porém, há conteúdo.
Pra quem ñ sabe, Claudiney Prietto é um doa maiores escritores Bruxo que tem no Brasil. Ele já publicou ótimos livros falando sobre a Arte e faz todo ano, um evento maravilhoso chamado Conferência de Wicca e Espiritualidade da Deusa (CWED).
Como eu disse, vale a pena dar uma olhadinha.
Blessed Be! )O(

sábado, 17 de julho de 2010

Consagrando Instrumentos Mágicos


Quando queremos invocar a energia da Deusa e do Deus, dos Elementos ou selar um encanto com o poder, traçamos o Pentagrama Invocante no ar com o nosso Athame, Bastão ou dedo médio. Quando queremos dispersar uma determinada energia ou exterminar é traçado um Pentagrama Evanescente, no sentido contrário.


Bençãos Plenas à todos ...
Vou colocar um simples ritual para a consagração de instrumentos mágicos, mas lembrando que também há outras fontes e que, você pode criar o seu próprio ritual. Este ritual serve para qualquer tipo de instrumento, por exemplo, caldeirão, athame, bastão, vestimentas ... enfim, qualquer instrumento.


Lembre-se: Todos os rituais devem ser feitos dentro do Círculo Mágico e todos os instrumentos devem ser consagrados. Depois da consagração, somente você poderá tocá-los. Caso alguém o faça, você deve reconsagrá-los. Guarde com carinho e respeito seus instrumentos mágicos.


Consagrando Instrumentos Mágicos

Você vai precisar dos seguintes matérias:

*um copo d'água;
*3 incensos de Cravo-da Índia;
*Um pires com Sal;
*Uma vela Vermelha;


Acenda os incensos e a vela, feche os olhos, visualize um círculo de luz ao seu redor e diga o o seguinte:

"Que esse círculo de luz esteja ao meu redor durante o decorrer deste rito de consagração.
Eu invoco a Deusa Mãe e o Deus Pai para que se unam à mim e abençõe os instrumentos que serão consagrados e dedicados aos trabalhos da Arte nesse momento.
Eu invoco a Magia dos Quatro Elementos da Natureza para que tragam a sua força e o seu poder à esse utensílios mágicos."


Toque o instrumento a ser consagrado no Sal que se encontra no pires e diga:

"Pelo poder da Terra eu o consagro, abençõo e purifico. Que sua memória passada seja anulada. Eu o dedico a Grande Deusa do Círculo do Renascimento e ao Deus Fertilizador. Que assim e assim se faça!"

Passe o instrumento na chama da vela e diga:

"Pelo poder do elemento Fogo, eu o consagro, abençõo e purifico. Que sua memória passada seja anulada, pois a partir de agora você é um instrumento de força e poder da Senhora edo Senhor. Que assim seja e que assim se faça!"

Respingue um pouco de água no instrumento e diga:

"Pelo poder do elemento Água, eu o consagro, abençõo e purifico. Que sua mémoria passad seja anulada, pois agora você é um instrumento dedicado à Arte da Deusa e carrega o poder e a magia. Que assim seja eque assim se faça!"

Eleve agora o instrumento dizendo:

"Pelos poderes do Alto e dos céus resplandescentes de luz, eu o consagro e o dedico a serviço da Grande Mãe."

Toque o instrumento no chão dizendo:

"Pelos poderes de baixo e do Submundo, eu o consagro e o dedico à Arte Antiga."

Sopre no seu instrumento dizendo:

"Pelos meus próprios poderes, eu o consagro e lhe dou vida com este sopro para que você responda só à mim, me ajude e me proteja. Que assim se seja e assim se faça!"

Trace um Pentagrama Invocante com o dedo médio sobre o instrumento dizendo:

"Pelos poderes da Arte você foi abençoado. Que assim seja e que assim se faça!"

Feche novamente os olhos, visualize o círculo de luz inicial ao seu redor e então diga:

"Que este Círculo de Luz e o poder retorne ao seu local de origem. Eu agradeço à Deusa, ao Deus e aos Elementos na proteção, guarda e benção deste rito. Que assim seja e assim se faça!"

Veja aos poucos o Círculo desaparecer.
Nesse momento o seu instrumento mágico já esta carregado de poder.



Espero que tenham gostado.
Blessed Be! )O(

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Traçando o Círculo Mágico



Traçar um Círculo Mágico precede qualquer ato mágico. É uma forma de sacralizar a área a ser usada de forma que esta fique em sintonia com os Deuses e com as energias invocadas no decorrer de um ato mágico.
Antes de lançar um Círculo Mágico, preste atenção ao seu redor e veja o quão grande ele seria se você tivesse que delimitá-lo fisicamente. Não há medidas exatas, mas ele tem que ser grande o suficiente para manter voce e o seu altar, e sobrar espaço caso seja preciso dançar, sentar, deitar, etc. Sempre pense nesses detalhes antes de traçar um Círculo.
Significa ainda estabelecer uma ponte entre o mundo físico e o mundo dos Deuses. O Círculo Mágico é uma esfera de energia que nos conecta a outros planos.
Eis alguns motivos pelo qual o Círculo é traçado:

*Alterar a consciência;
*Estabelecer um Espaço Sagrado;
*Proteger;
*Filtrar;
*Manter o poder de concentração;
*Recortar um espaço entre os mundos (físico e astral);
*Criar um "Ovo Akashico" (Aksha = energia pura. Ovo Akashico = Local de energia pura);
*Religar a Bruxa (o) com a Divindade;
*Redifinir o "Eu";

Lembrando que o Círculo Mágico é traçado em todo e qualquer ato mágico.

Colocarei duas formas de abrir o Círculo Mágico, escolha a qual você se sentir melhor, ou então, a tire como modelo e faça você mesmo seu próprio jeito de abrir o Círculo.



Traçando o Círculo Mágico (Forma 1)

Com o seu athame ou Bastão percorra por 3 vezes a área onde o ato mágico será realizado, dizendo:

"Abençoado seja este local que a partir de agora se torna sagrado. Eu traço este Círculo em nome da Deusa e do Deus. Nele nenhum mal poderá entrar e dele nenhum mal poderá sair. Que assim seja!"

Volte-se aos quadrantes (Norte = Terra/ Sul = Fogo/ Leste = Ar/ Oeste = Água) invocando a presença de cada um dos elementos com palavras espontâneas.
Volte-se uma vez mais ao Norte e invoque a Deusa e o Deus, também com palavras espontâneas, pedindo suas bençãos ao seu ato de devoção.
Agora você pode realizar seu ato mágico. Não se esqueça de, ao final da cerimônia, agradecer aos elementos, à presença da Deusa e do Deus epercorrer a área doa quadrantes no sentido anti-horário por 3 vezes, dizendo:


"Destraço este Círculo de luz, poder e magia que me protegeu e intensificou as energias criadas e invocadas no decorrer deste ato mágico. Envio este Círculo ao centro do universo, seu local de origem, para que lá permaneça até que seja necessa´rio retornar ao nosso mundo. O Círculo está aberto mas não rompido. Que assim seja e que assim se faça!"


Fonte: Revista Guia Místico Wicca - Filosofia e Prática de Adoração à Deusa


Traçando o Círculo Mágico (Forma 2)

Acenda um incenso sobre o altar. Pegue seu athame e dirija-se ao quadrante Norte (Terra), aproximando-se do perímetro do Círculo. Segure o athame com a mão dominante (a qual você escreve), aponte para o perímetro do Círculo e comece a circular a área imaginada no sentido horário. Enquanto isso, visualize um Círculo de Luz sendo traçado ao seu redor. Diga:

"Eu lanço este Círculo de Poder para ser meu scudo e minha ponte entre o mundo dos homens e o mundo dos Deuses. Eu o consagro e abençoô em nome dos Deuses."

Caminhe ao redor do Círculo por mais duas vezes, pronunciando tais palavras e procedendo da mesma forma. Ao final da terceira volta, diga:

"O Círculo Mágico está traçado. Que assim seja!"

Em seguida, será a hora de invocar a ajuda dos quatro elementos que redidem nos pontos cardeais (quadrantes). Enquanto invoca cada elemento, volte seu pensamento para a força da Natureza. Por exemplo, quando invocar Terra pense em árvores, rochas, montanhas, e assim com todos os outros três elementos. Isso direcionará sua mente para aquilo que é mais sagrado para as Bruxas (os): A Natureza!
Voltada (o) para o Norte (Terra), eleve o athame e invoque os poderes da Terra dizendo:


"Terra que frutifica e gera
Eu invoco sua força
poderes da Terra
Sejam bem vindos!"


Eleve seu athame para o Leste e invoque os poderes do Ar:

"Ar que sopra a inspiração
Eu invoco sua força
poderes do Ar
Sejam bem vindos!"


Eleve seu athame para o Sul e invoque os poderes do Fogo:

"Fogo que traz calor e vida
Eu invoco sua força
Poderes do Fogo
Sejam bem vindos!"


Eleve seu athame para o Oeste e invoque os poderes da Água:

"Àgua que lava epurifica
Eu invoco sua força
Poderes da Água
Sejam bem vindos!"


Enacaminhe-se para o seu Altar, ponha o athame sobre ele, eleve seus braços e invoque a presença dos Deuses, dizendo:

"Deusas e Deuses
Invoco suas presenças
Venham e unam-se a mim
atarvés de meus atos e pensamentos
Derramem suas bençãos sobre este Círculo Sagrado
Senhora e Senhor
Sejam bem vindos!"


O Círculo esta traçado e abençoado.

Toda vez que o Círculo é traçado, ao final do ato, ele precisa ser destraçado.
Quando terminar seu ato mágico, agradeça aos elementos eaos Deuses com palavras espontâneas. Em seguida, vá até o Norte com o athame em punho, circule três vezes o espaço no sentido anti-horário, dizendo:


"Pelo Ar, que é o sopro da Deusa
Pelo Fogo, que é o seu Espírito
Pela Água, que é o seu Útero Vivo
E pela Terra que é o seu Corpo
O Círculo está aberto mas não rompido.
Que assim seja e assim se faça!"



Fonte: Wicca para Bruxos Solitários - Claudiney Prietto


OBS.: Você também pode invocar outros Deuses e Deusas de sua preferência para entrarem no Círuculo e acompanharem o ato com você. Por exemplo, se você for realizar um feitiço de amor, poderá invocar além da Deusa e do Deus Primordias, a Deusa Afrodite, por exemplo, que é a Deusa do Amor e da Beleza.
Outra coisinha ... coloquei duas formas de se traçar o Círculo Mágico, pois há Bruxas (os) que gostam de formas mais básicas (1ª Forma) e bruxas (os) que gostam de formas mais elaboradas, como eu (2ª Forma). Mas existem muitos outros tipos de formas de se traçar um Círculo disponíveis. Contudo, as duas formas postadas aqui são válidas.

Espero que tenham gostado!
Bençãos Plenas à todos! )O(

terça-feira, 13 de julho de 2010

Cat Cursor Clock by Cursor

Cat Cursor Clock by Cursor

O Altar e os Instrumentos Mágicos de uma Bruxa


"O meu cálice bebe e embebe a vida.
O caldeirão é o meu útero vivo de regeneração e inspiração, capaz de tudo transformar.
Eu os presenteio à você!"


Os Instrumentos Mágicos são utensílios que utilizamos nos atos mágicos para direcionar, invocar, banir, projetar uma determinada energia. Cada instrumento tem relação com um elemento da Natureza (ar, água, fogo e terra). Outros não têm nenhuma ligação, mas possuem uma função ritualística específica.

Na Bruxaria, os Instrumentos Mágicos são apenas um complemento para o nosso poder, pois acreditamos que o verdadeiro poder reside dentro de cada um de nós e que as verdadeiras celebrações aos Deuses são as mais simples possíveis, pois Eles não se apegam à esses detalhes e sim no significado deles! Para usarmos nosso próprio corpo como fonte de poder, devemos lembrar que contemos em nós os 4 elementos da Natureza:

Ar: nosso sopro e nossa respiração
Água: nossa saliva e nosso sangue
Fogo: a temperatura do nosso corpo
Terra: nosso próprio corpo

Tanto que, quem confere poder aos Instrumentos Mágicos, é a própria Bruxa. Ela faz com que aquele certo instrumento tenha poder!
Portanto, ter um Altar chique e todo ornamentado ou um Altar simples, é uma opção de cada um. Os Deuses não vão deixar de te amarem por isso.
Não se prenda a isso, pois os instrumento são bons, porém, como eu já disse, são somente um complemento ... não deixe de celebrar um Sabbath somente porque você não tem os instrumentos mágicos, ok?! Pois nós também trabalhamos com o improviso e a substituição ...
Por exemplo, na época das Fogueiras (Alta Inquisição) nossas ancstrais não poderiam ter um bastão/ varinha para trablahar com magia, pois se não seriam caçadas. Então, elas trocarvam todos seus utensílios mágicos por coisas que há em uma casa comum. O bastão/ varinha era trocado por uma colher de pau, o caldeirão por uma panela de ferro qualquer, o cálice por um simples copo. Afinal, que mulher não cozinhava?!
Como eu já disse uma vez, saiba usar o dom que os Deuses lhe deram de presente! Não deixe de celebrá-los por nada ... saiba improvisar!

Todos nós sabemos também, que para se ter um Altar digno dos Deuses é preciso uma certa quantia de dinheiro, pois não sai barato. É, ser Bruxa hoje em dia não é fácil ...
Vá comprando suas coisas aos poucos, não tenha pressa. À medida que você for adquirindo-os, vá consagrando cada um deles, nunca se esqueçam disso.
A consagração de um instrumento mágico é terminantemente necessária, pois ela tira todas as energias que antes ali residiam e são trocadas pelas duas energias. Ou seja, seu instrumento, sua energia.

Todos os atos mágicos são realizados em frente ao seu Altar. Ele pode ser feito em cima de uma mesa, estante ou até mesmo no chão. Ele é a moradia dos Deuses e o ponto onde devemos nos dirigir quando precisamos nos conectar com Eles.

Montado seu Altar, ele deve ser sempre direcionado para o Norte, que é o ponto relacionado ao elemento Terra (Deusa).
O lado esquerdo do Altar representa as energias femininas, por isso coloque uma vela PRETA nesse lado como representação da Deusa.
O lado direito do Altar representa as energias masculinas, por isso coloque uma vela BRANCA representando o Deus.
O meio do Altar é o ponto de concentração de todas as energias, por isso coloque uma vela VERMELHA nesse pon to, que representa a Arte, a ativação das energias.

Vou colocar o "modelo" de um Altar básico. São coisas simples, porém, são extamente elas que são necessárias.
Depois, se você quiser, poderá colocar cristais, incensos, algumas Bruxas colocam poções de proteção, bacia de libação, e etc ... vai do seu gosto, contanto que contenha os instrumentos básicos, o resto é consequência como se diz por aí!
Ah, já ia me esquecendo ... há três coisas a mais que devem conter n Altar que não são básicas, mas sim essenciais: Corda da sua Iniciação (se for utilizada), Representação do Sabbath do mês e sua Espada (se você já for Sacerdotisa).
Mas essas coisas são adquiridas com o tempo, portanto, não se preocupe com elas agora.



Representação dos Deuses
A Representações dos Deuses no seu Altar pode ser algo simples, somente para simbolizá-los. Há Bruxas que deixam somente as velas para simbolizá-los, mas há outras (como eu!) que gostam de colocar mais coisas. Podem ser uma Concha para a Deusa e um Chfre para o Deus, as cartas Lua (Deusa) e Sol (Deus) do Tarô ou até mesmo as próprias imagens deles.


Pentáculo
O Pentáculo representa o elemento Terra, e por isso é colocado no ponto Norte do nosso Altar. Ele tem a forma de um pentagrama, mas é um pouco maior, mais ou menos do tamanho de um pires de sobremesa e é feito de materiais como madeira, bronze, argila, pedra, ou até mesmo ouro e prata (para aqueles que podem!).
Ele tem o mesmo seignificado do Pentagrama ... equílibrio; os quatro elementos da Natureza; a Deusa e o Deus; as cinco fases de nossas vidas.
É com ele que carregamos magicamente um amuleto, ervas, talismãs, um cristal e outros objetos que utilizados nos rituais.



Athame ou Punhal
O Athame/ Punhal representa o elemento Ar, e está ligado ao Deus. É utilizado para traçar o Círculo Mágico, direcionar energias, invocar, consagrar.
Por ser um símbolo masculino, representando o Deus, no Sabbath de Beltaine, ele é introduzido no cálice com vinho ou suco de uva, representando simbolicamnte a união do e da Deusa. Este ato é chamado de Grande Rito. O athame representa o falo (pênis) do Deus e o cálice representa a genitália (vagina) da Deusa, contendo vinho ou suco de uva dentro para representar o sangue menstrual, que a representação do ato de gerar!
O Athame/ Punhal geralmente tem dois gumes e tradicionalmente deve ter cabo preto e lâmina dupla. Ele fica no ponto Leste do Altar. É comum dizer que ele representa a alma de um Bruxo (homem).
Tradicionalmente, a lâmina do Athame deve medir do pulso ao dedo médio do portador. O Athame não é usado para nenhum tipo de corte físico As correntes mais tradicionais da Bruxaria concordam que instrumentos mágicos só devem ser utilizados para propósitos ritualísticos.



Bastão ou Varinha
O Bastão tem praticamente a mesma função que o Athame, somente udando algumas coisas. Ele representa o elemento Fogo, e também é um instrumento masculino, e é posicionado no cardeal Sul do Altar.
Com ele, podemos traçar sómbolos no solo e no ar, e consagrar alimentos que são ingeridos ao final de cada ritual. Você pode um pronto ou fazer com galhos de árvores, ou cano de cobre. A melhores madeiras para confeccioná-lo são: maciera, freixo, carvalho, goiabeira, loureiro, figueira ou salgueiro. Seu Bastão também pode vir por "acaso" para você ... ai, ela vai ter te escolhido.
O comprimento dela deve medir do seu antebraço até o dedo médio.



Cálice
O Cálice representa o elemento Água, é um instrumento faminino. Fica no ponto cardeal Oeste. Há Bruxas que utilizam dois cálices, um para a água e o outro para o vinho, mas acho desnecessário.
Dizemos que aquilo que é invicado pelo Athame está contido no cálice, ou seja, ele é o receptivo dos nossos desejos, o Instrumento que contém a potencialidade da realização. É um instrumento que representa o útero da Deusa, condescendente e cheio de possibilidade de vida.
O Cálice pode ser de cristal, prata, ouro, latão ou simplesmente uma taça consagrada.




Caldeirão
O Caldeirão é a Quinta Essência Sagrada, o símbolo do Ventre da Deusa por excelência. Com ele nos tornamos semlehantes à Deusa, pois nos tornamos capazes de tudo trandformar, moldar e mudar. É nele que fazemos os feitiços, quiemamos pdeidos, feitiços e fazemos unguentos.
Dizemos que no Caldeirão reside a alma da Bruxa (mulher).
Os Caldeirões variam de tamanho e podem ser usados desde os pequenos para altar até os enormes para o chão.
Podem ser de ferro ou estanho.



Bolline
O Bolline é uma faca de cabo branco. É utilizada na colheita das ervas, pois com ele podemos cortá-las sem machucá-las e tirar o máximo de proveito dela. Ele também é usado na construção de talismãs e amuletos mágicos.


O Livro das Sombras
Este termo provém do inglês "The Book of Shadows" e é um arsenal importante para toda Bruxa.

Ele é um caderno de capa e contracapa na cor preta (algumas Bruxas usam verdes, vai da sua opção), na qual devem ser registradas todas as Artes que desenvolvemos. Serve para guardar todos os encantamentos aprendidos, as analogias entre os elementos e planetas, as invocações e todas as informações importantes com relação a Bruxaria.
O Livro das Sombras é a vida da Bruxa!
Este livro faz o pael de um Diário Mágico, onde se registram os sonhos e os possíveis sognificados destes. Tudo se registra no seu Livro das Sombras, absolutamente tudo ...
Com a sua evolução na magia, outros livros serão feitos por você e é importante guaradar todos como histórico de sua iniciação.



Vassoura
A Vassoura é a parente próxima do Bastão, devido à sua forma é utilizada em ritos de purificação de lugares carregados. Geralmente é usada para limpar o local onde o ritual será realizado. Esse ato é chamamdo de "Varredura".
A Vassoura é um instrumento masculino e feminino. Ela representa Deusa com suas serdas (pelos pubianos) e representa o Deus com seu cabo (pênis).

Na época da Inquisição a vassoura foi utilizada para esconder o Bastão, cuja ponta ficava sob suas cerdas. Somente as Bruxas (mulheres) se utulizam dela.

Devem ser confeccionadas pelas próprias Bruxas de uma forma bastante simples: use um cabo de vassoura, vários galhos secos e um barbante para amarrar os galhos em volta das extremidades do cabo. Os galhos mais utilizados de plantas são os de Manjeicão (árvore simbolo da Deusa), Bétula (que representa o nascimento), Teixo (árvores da morte e da reencarnação), Artemísia (afasta a negatividade e é uma erva sagrada da Deusa), Sabugueiro (planta relacionada à Lua) ou anda Salgueiro (planta relacionada à Lua e à Deusa).



Vestimentas Rituais
Esta é uma parte opcional para cada praticante. Em algumas tradições, como a Gardneriana, os praticantes realizam suas celebrações "vestidas de céu", ou seja, nus. A justifcativa para esse ato é a crença de que a roupa impede que a energia circule pelo nosso corpo corretamente, e todos nus, se igualam à Deusa.

Outras tradições fazem uso de túnicas, mantos e jóias, normalmente usadas só para esse fim. Essa prática serve também para separar o trabalho ritual da vida cotidiana.

O uso ou não da roupa é uma escolha absolutamente pessoal e cada um deve agir conforme melhor se sentir.



Espero que tenham gostado. Na próxima postagem vou colocar como fazer uma simples consagração dos Instrumentos Mágicos e como Traçar o Círculo Mágico, ok?!

Bençãos Plenas à todos! )O(

quinta-feira, 8 de julho de 2010

A Questão da Lei Tríplice.


"Acreditamos que os Deuses nos criaram para sermos felizes!! )O( "

Diz um Artigo de uma Revista Wiccaniana:

"Essa é uma das leis mais básicas e fortes da religião Wicca:

>> Tudo aquilo que é feito para o bem ou para o mal retorna triplicado para nossa vida e nesta encarnação. <<

Os praticantes da Bruxaria sabem que ao manipular uma energia positiva, ela será triplicada por toda sua vida e o contrário também acontecerá.
Não devemos esquecer que os Wiccanianos não trabalham com energias negativas."


Fonte: "Guia Místico Wicca - Filosofia e Prática de Adoração à Deusa."

Bom ...
Muitos de nós sabemos que nem sempre é bem assim!
Muitas pessoas veêm a Wicca e a Bruxaria como uma religião Perfeita, e sinto informá-los que, não é bem assim.
A Bruxaria é como qualquer outra religião ... ela tem seus pontos bons/ certos e seus pontos ruins/ errados.
Na Bruxaria, mesmo existindo o dogma da Arte (que seria a Lei Tríplice), há Bruxos e Bruxas que praticam sim, a magia destrutiva ou uma magia não tão boa! Nem por isso eles deixam de ser Bruxos ... apenas arcam com suas consequencias depois!
A Lei Tríplice não é nem semelhante aos mandamentos escritos em pedra do Cristianismo. A nossa Lei Tríplice apenas nos dá um conselho do tipo, "Não faça para os outros o que você não quer que façam para você.". Porque, no final das contas, é bem isso que acontece ... você faz para a pessoa, e acaba acontecendo a mesma coisa com você, mais cedo ou mais tarde.
Costumo dizer que a Bruxaria é semelhante a uma faca. A faca pode ser usada para cortar uma fatia de pão, mas também pode ser usada para ferir ou até matar alguém. A faca em si, não é boa nem má, ela é simplesmente uma faca; é você que faz o bom ou o mal uso dela e a transforma em algums coisa pra você. A Bruxaria é assim ... nem boa nem má, simplesmente é!

Tenho comigo uma opinião: A Bruxaria nunca pregou ou alguma vez disse que NÃO podemos usá-la em benefício próprio. Podemos e devemos! Mas você tem colocar as suas prioridades em ordem ... o que você considera como, benefício próprio? Pense bem: será que você esta sendo um pouco egoísta demais? TENTE não se beneficiar a troco do sofrimento do outro. TENTE não tirar o direito de escolha do outro.
Perceba que eu estou falando "TENTE" ... pois sei que nem sempre é possível você se beneficiar da magia sem prejudicar outros. Por exemplo, você faz um feitiço para conseguir uma determinada vaga de emprego. Ma nessa vaga há muitas pessoas concorrendo. Então quer dizer que, se eu fizer um feitiço para conseguir um emprego porque preciso viver, eu vou estar prejudicando outras pessoas, pois vou estar tirando a oportunidade delas!
É questão de consciência ... saiba usar os dons que os Deuses lhe deram de presente. Lembre-se que Eles escolheram você entre muitas pessoas, para trilhar o caminho mágico junto à eles.
Na questão de feitiços de amor, por exemplo, ao invés de você realizar um feitiço para atrair aquela pessoa em especial (tirando o direito de escolha dela!), faça um feitiço para você se tornar uma pessoa mais atraente. Consequentemente, ficando mais atraente, atraira os olhares daquela certa pessoa também, e tudo fluira normalmente, sem pressão e com direito de escolha.
Temos também que levar em conta que, feitiços manipulativos (aqueles que interferem no livre arbítrio das pessoas) têm consequencias, tirando a Lei Tríplice. Num feitiço de amor, por exemplo, se você fizer querendo aquela pessoa em específico, PODE ACONTECER do feitiço virar contra o feiticeiro. A pessoa começa a te amar, mas você começa a perder o interesse por ela.
Repare que eu disse, PODE ACONTECER, nem sempre isso acontece!
Estou dando bastante exemplos de fetiços de amor, pois há ALGUNS jovens (não estou generalizando!) que procuram a Bruxaria somente para voltar com o ex namorado, ou separar um casalzinho e etc. Essas pessoas nem sabem o que querem da vida e nem ao menos sabem o que é Bruxaria de verdade, e já estão se iniciando somente para realizar aquele feitiço de amor. Quando o feitiço não dá certo, porque aquela pessoa esta mal informada e não sabe nem ao menos o que é abrir um círculo mágico, sai difamando a Bruxaria por ai, dizendo que ela não funciona e que realmente é coisa do Diabo, porque lhe causou mal. Essas pessoinhas são chamadas mais comumente entre nós, Bruxas e Bruxos de "Pink Wicca".

Voltando ao assunto da Lei Tríplice...
Gostaria de lembrar-lhes também que, antigamente (bem antigamente!), no tempo dos nossos ancestrais, no ínicio da Bruxaria, não existia a Lei Tríplice. Às vezes, nossos ancestrais PRECISAVAM até prejudicar outras pessoas para sobreviverem.
Algumas pessoas, por vezes, chegam em mim e dizem: "Mas se a Bruxaria diz que é uma religião livre de amarras e mandamentos, como é que existe uma LEI Tríplice?".
Gostaria de sublinhar que, a Bruxaria sim, é uma religião livre de amarras e mandamentos, porém, há algumas regras que devem ser seguidas. Você escolhe, segui-las ou não, depois arque com suas consequencias. E ... o termo LEI é usado pela fato de que, a Lei Tríplice é uma Lei Universal,não é uma Lei exclusivamente da Bruxaria. Várias religiões a usam como base de suas práticas.
Ela também é chamada de "Lei do Três por Três", "Lei do Tríplice Retorno", "Lei do Retorno" e entre elas, "Lei Tríplice". Ela é cientificamente provada, assim como o poder da palavra e do pensamento também são cientificamente provados. Como essas "leis" (ou dicas!) nos fazem tornar pessoas melhores, a Bruxaria, sendo uma religião que visa o crescimento próprio e coletivo, o equilíbrio do ser humano consigo mesmo e com a Natureza, naturalmente a usa. Ou seja, não é somente a comunidade Bruxa que a usa, ela também é usada por budistas, maçonicos, islâmicos, cristãos ... e até por pessoas de fé nenhuma. Ela é usada, por vezes, insconcientemente!
Espero ter deixado bem claro este assunto, para todos aqueles que me perguntaram.

Agora vou colocar um trecho de um livro chamado "Wicca - A Religião dos Bruxos", escrito por Lígia Amaral Lima, uma autora brasileira ótima, e publicado pela Ed. Nova Era.
Este trecho fala a opinião da autora sobre a questão da Lei Tríplice e é bem interessante, concordo com ela, em partes.
OBS.: Somente para constar, ela é uma Bruxa Strega, ou seja, de Tradição Italiana. Portanto, algumas de sua práticas e ensinamentos são diferentes.



"Chegamos a uma situação verdadeiramente delicada. Já ouvi muito falar sobre a famosa lei do 3 por 3. Estamos tão acostumados a ser teleguiados por "leis" e "mestres" com poderes bem além dos nossos, que nos esquecemos de questionar e repensar as ditas e citadas verdades. Como bons "cordeirinhos", obedecemos e incorporamos crenças e máximas que sequer sabemos a origem. Na minha opinião, isto é, na MINHA VERDADE, é muito pueril incorporarmos como certeza uma frase que se diz lei e que afirma que toda Bruxa recebe o triplo daquilo que pratica. Até minha juventude, a despeito de ser oriunda de uma família de Bruxas e de estar inserida no contexto espiritual desde a mais tenra idade, jamais havia ouvido qualquer referencia a essa lei! Longe de mim acreditar-me oniscientemente, mas, como ávida pesquisadora e até pela minha condição de instrurora esotérica (não mestra!), sempre procurei estar a par de tudo o que acontece neste meio. No entanto, percebo uma cera exacerbação - quem sabe até como forma de compensação pelos vários anos exílio - da postura benéfica de nossos membros. Considero essa visão muito simplista e até mesmo irreal. Vivemos em uma sociedade que rotula as pessoas em "DO BEM" e "DO MAL". Recuso-me, ampla e irrestritamente, a comungar desta postura maniqueísta. Bruxas e Bruxos não são DO BEM nem DO MAL. Bruxas e Bruxos são pessoas normais. Amamos e odiamos, ferimos e salvamos, mogoamos e acalentamos - somos HUMANOS; e como tal, procuramos respeitar e conquistar para nós e nosso semelhantes o direito de viver e deixar viver. Bruxas não são melhores nem piores que ninguém, apenas são Bruxas!
Talvez o que nos faça responder diante dessa sensata Lei Gardneriana (referente a Gerald Gardner, sobre a qual ninguém discorre) seja o nosso conhecimento das manifestações energéticas que regem o Universo. Que tal pararmos de engolir o que nos é "enfiado goela abaixo" e repensarmos os movimentos?!".


Blessed Be!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Príncipios da Bruxaria


Os príncipios da Bruxaria são fundamentados em três conceitos básicos:

1) Acredita-se em uma Deusa que exerce o papel prepoderante nas práticas e mitos em vez de um deus masculino. Na Bruxaria, existe o Deus Cornífero ou Deus Cernunnos, que é o Filho e Consorte da Deusa.

2) Bruxas se utilizam, na maioria das vezes, de Magia Natural e benéfica como meio de atingir seus objetivos e mudar os fatos.

3) Bruxas acreditam na Reencarnação vista como uma forma de evolução e também como o desejo de retornar no mesmo local e tempo de pessoas amadas e queridas.

As bases da Bruxaria são a alegria e satisfação de viver, pois ela é uma religião de amor e prazer que permite a manifestação da individualidade como tal, porém também encoraja a responsabilidade social e ambiental
Para a religião das Bruxas, o ser humano precisa estar sempre em equilibrio energético e isso muitas vezes não ocorre. Só estando euilibrado, pode-se crescer através do auto conhecimento e da compreensão dos poderes psíquicos que cada um possui.
A reconexão com a Natureza é a base para o equilibrio com o meio e o exercício da Bruxaria é quem permite que essa reconexão aconteça.


Falsas Crenças sobre as Bruxas

*Bruxas não cometem crimes em nome de sua religião.

*Bruxas não fazem pacto com o Diabo, até porque, nem acreditamos nele.

*Bruxas tentam não praticar Magia Negra e não praticamos Missa Negra.

*Bruxas não obrigam ninguém a fazer algo que contrarie suas crenças.

*Bruxas não buscam subverter o Cristianismo.

*Bruxas não são sexualmente anti-convencionais.

*Bruxas não odeiam cristãos, nem jesus ou a bíblia, apenas não somos cristãos.

*Bruxas não usam fetos abortados em seus rituais.

*Bruxas não sacrificam animais ou humanos.

*Bruxas, em seus rituais, não usam drogas e nem fazem orgias sexuais.

Pontos Comuns das Tradições da Bruxaria

Todos nós sabemos que, dentro da Bruxaria, há várias Tradições, ou seja, várias maneiras de você seguir a mesma coisa, ou seja, a Bruxaria. Mudam somente algumas práticas, algumas palavras, alguns instrumentos ou que usam algum panteão de Deuses diferente, mas na essência são a mesma coisa e têm o mesmo objetivo: Chegar aos Deuses!
Independente da Tradição, há alguns pontos em comum que não mudam. E são esses:

*Servidão à Terra.
*Repúdio por qualquer tipo de preconceito, até porque, sofremos com ele.
*Repúdio ao Proselitismo.
*Igualdade entre homens e mulheres.
*Respeito por todas as outras religiões.
*Respeito a todos os seres viventes (humanos, animais, vegetais).
*Observação da mudança das estações do ano com 8 Sabbaths Solares e entre 12 e 13 Esbatths Lunares (21 Ritos ao ano).
*Realização dos rituais sempre no interior de um Círculo Mágico, pois o Círculo é um espaço Sagrado usado para a adoração e proteção.
*Importância dos 3 "Rs": REUTILIZAR, RECICLAR e REDUZIR.

A Bruxaria é uma religião que não compromete seus seguidores com sua fé particular, ou seja, cada um é livre para seguir com suas crenças e práticas. É uma religião que acredita que todas as coisas estão interligadas e conectadas entre si. Portanto, como já mencionei, o equilibrio é fundamental, tanto ecológico como espiritual ou social.

A Deusa é o Mundo e tudo o mais que existe:

A TERRA é o seu corpo
O AR é o seu sopro
O FOGO é o seu espírito
A ÁGUA seu útero vivo

Ela está dentro e fora de cada um de nós e se manifesta de várias formas ... de crescer de uma árvore, no nascimento de uma criança, na realização de um projeto. Em tudo!
A grande crença da Bruxaria está fundamentada na volta da ligação com a Natureza, sendo o único caminho para viver em harmonia, equilibrio e entrar em comunhão e conexão com os Deuses. Nos tempos primitvos, os rituais eram celebrados em florestas, no meio dos bosques e grutas, onde está concentrada a força das Divindades.
Respeitar o corpo da Deusa, ou seja a Terra, é um dos príncipios vitais da religião, assim como respeitar todos os seres do reino animal, vegetal e mineral.
A diretriz básica de qualquer Bruxa é: "Viva e deixe viver". Mas claro, com responsabilidades.




“Somente aqui, na vida Terrena, onde os opostos conflitam, pode-se elevar o nível geral de consciência. Essa parece ser a tarefa metafísica do homem, que não pode ser realizada sem “mitologizar”. O mito é o sábio intermediário natural e indisputável entre a percepção inconsciente e consciente. É verdade que o inconsciente sabe mais que o consciente, mas é conhecimento de um tipo especial, conhecimento sobre a eternidade, geralmente sem referência no aqui e agora, não contido na linguagem do intelecto.”

Carl Jung

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A Deusa e o Deus


Para entendermos melhor quem são estas Divindades, temos que voltar até os primeiros povos da Terra.
A Mãe Primordial que teria criado tudo e todos, até seu prório complemento masculino, está na base na Bruxaria e de muitas religiões antigas.
Na compreensão humana primitiva, a Mãe precedeu o nascimento do Pai. Percebmos isto em todos os mitos sagrados anteriores ao partiarcado e quanto mais antigos são estes mitos, mais isso se confirma.
Quando os povos primtivos identificaram a mulher com a Terra e associaram a existência da Terra `poderes divinos, consideraram que o poder que conspirou para que o Universo fosse criado era feminino. Como somente as mulheres têm o poder de dar a vida a outros seres, nossos ancestrais começaram a acreditar que tudo tinha sido gerado por uma Deusa.
Os povos do Neolítico e Paleolítico não conheciam Deuses masculinos. O conceito do ato sexual como fator de fecundação inexistia, pois eles acreditavam que as mulheres engravidavam deitadas ao luar, através do poder da Grande Mãe manifesta como a Lua.
Em diversas partes do mundo a Grande Deusa Mãe é associada à Lua, já que existia um poder maior q agia entre a mulher e a Lua.
Todas as religiões primtivas viam no poder feminino a chave para o Mito da Criação e assim o Universo era identificado como uma Grande Deusa, criadora de tudo aquilo que existia e que existiu. Nada mais lógico~, pois não é do ventre da mulher que todos nós saímos?!
O culto à Grande Deusa remonta à Era de Touro. Nesta época o respeito feminino e o culto aos mistérios da procriação eram muito difundidos. Nas culturas primitivas a mulher era tida como única fonte de vida, tanto que os lugares onde ocorriam os partos eram considerados sagrados e foram nestes lugares que surgiram diversos templos de veneração à Deusa, e depois da Inquisição, foram construidas Igrejas em cima destes lugares sagrados.
A Deusa possui três faces: Donzela, Mãe e Ãncia e essas faces são respresentadas pelas fases da Lua: Crescente (Donzela), Mãe (Cheia) e Ãncia (Minguante), a fase Nova da Lua é chamada de Lua Negra e representa a sombra da Deusa.


O DEUS CORNÍFERO

O Deus da Bruxaria é conhecido por vários nomes: Doador da Vida, Senhor da Morte e Ressureição, Deus das Sementes, Flores e Frutos, Antigo Deus da Fertilidade, Consorte da Deusa, Criança da Promessa, entre outros.
Ele é o Consorte e Filho da Deusa. No inicio de tudo, Ela o gerou e o concebeu, ele cresceu e foi representado pelo Sol; logo depois, Ele vira seu Amante e Consorte, e Eles praticam a Dança do Amor. Logo depois, Ele vira o Senhor da Morte e A leva p/ seu Reino e de lá, começa a girar a Roda novamente.
No período Paleolítico há cerca de 12 mil anos atrás foram retratadas inúmeras vezes nas pedras a figura de um Deus meio homem meio animal, sendo o Deus Cornífero da Caça.
A representação de chifres sempre foi sinal de algo Divino, e também alvo de muitas concepções erroneas, discriminação e preconceito. Na Babilônia o grau de importância dos Deuses era definido pelo número de chifres que ele possuia. Quando a Igreja reinou, ela o tranformou em Demônio, por seu chifres.
O Deus Cornífero representa a força masculina da Natureza, que para os Bruxos e Bruxas é representado pelo Sol. As mudanças das estações foram percebidas como diferentes padrões do calor do Sol, o Deus.
As Bruxas celebram as mudanças das estações com rituais especiais chamados de "Sabbats", que acontecem 8 vezes ao ano.
A representação visual do Deus é de uma figura de um homem com cabeça humana, pernas e chifres de cervo ou cabra. Anitgamente o Deus era invocado antes que o homem saisse para caçar, era reverenciado antes das sementes serem plantadas e nvamente na hora da colheita. Seus chifres também aludem aos animais que protege.
Muitos de nós o chamam de Deus Cernunnos, que é a versão Galo-romana ou céltica do Deus Cornífero. Um altar para Cernunnos foi descoberto debaixo de onde é hoje a "Catedral de Notredame" em Paris, na França.
A Igreja trasformou a imagem do Deus Cernunnos na imagem do Diabo. O Deus Cornífero era tido como símbolo da vida, da liberdade, da sexualidade e da indomalidade. Para os cristãos ele era um Deus animalesco e sexual, da noite e da escuridão.
No entanto, o Deus das Bruxas não é vingativo, Ele é forte e poderoso mas não precisa ser temido, assim como o deus católico. Ele é caçador, Senhor do Submundo, Pastor e Curandeiro no Inverno. No verão, Ele é o Rei do Sol e do Milho.

sexta-feira, 2 de julho de 2010


O que é a Religião Wicca?

Com a chegada do século XXI ressurge uma religião que se propõe a resgatar a Desa Mãe e as forças da Natureza. Essa é a religião Wicca, a Religião dos Bruxos, que traz dos antigos cultos pré cristãos a inspiração para cultivar sua filosofia, onde tudo é criado por uma Divindade Feminina.
A palavra Wicca vem do inglês arcaico "wicce" ou do saxão "wich" que significa dobrar, girar ou moldar. Daí a idéia dos principais objetivos da Bruxaria, que é tranformar a Natureza em nosso favor.
Os homens primitivos viviam acreditando na Natureza e em seus ciclos. Os cultos Wiccanianos remontam ao período Paleolitico e Neolitico, onde as crenças eram centradas no culto ao feminino e nos mistérios da fretilidade. O homem antigo não tinha ainda associado a reprodução ao ato sexual e via a gravidez e o nascimento como algo sagrado, como um presente dos Deuses (embora não deixe de ser!)
Nossos ancestrais acreditavam que as mulheres engravidavam deitadas ao luar, através da Grande Deusa personificada como a Lua.
Esse principio Divino feminino prevaleceu muito tempo com a crença de que havia uma Deusa que criara tudo que existia sobre a tErra, até msmo o seu Consorte e Filho, O Deus.
O culto portanto, era à Deusa e ao Deus, como à Lua e ao Sol.
Com o passar dos anos, os valores se invertram e foi se dando mais valor ao masculino menos valor ao feminino, até desaparecer, como nos dias d ehoje!
A religião das Bruxas busca trazer o resgate dessa inegável origem e mostra que há equilibrio entre mulher e homem, a Deusa eo Deus se complementam.
O impulso ao Paganismo que se deu nos Estados Unidos na década de 1970, buscou através de grupos feministas, resgatar a dignidade da mulher na sociedade e a religião Wicca era a unica que acreditava numa Deusa criadora da vida. Nessa religião, as feministas conseguiram se indentificar com os valores e simbolos femininos que tanto buscavam.
Bruxaria é a antiga religião dos europeus ressurgida publicamente na Inglaterra em vários países da Europa a partir de 1951, quando foram revogadas as ultimas Leis contra a Bruxaria. Para te total monopólio religioso, a Igreja decidiu caçar e queimar praticantes da Antiga Religião. A igreja difundiu a falsa crença de que se tratava de uma religião maligna dizendo que os Bruxos e Bruxas eram satanistas e vendiam suas almas as Diabo. É importante esclarecer que Bruxas não acreditam no Diabo!
Apóes 2000 anos de exclusão, o brilho da Deusa coltou a aparecer.
Gerald Gardner foi quem reavivou na Europa e Estados Unidos a Bruxaria. Apesar de ter sido criticado por quebrar as Leis e segredos das tradições da Bruxaria com suas publicações, ele deu um impulso religioso que não parou de crescer sté os tempos atuais.
Com a livre expansão da religião, acredita-se que hoje existam cera de 250 milhões de Bruxas e Bruxos nas Américas, ultrapassando, por exemplo, o Budismo.
Mas não se assuste, pense que há 250 milhões de pessoas normais com você, homens e mulheres trabalhando normalmente e que usam seus poderes para se harmonizarem com a Mãe Natureza e buscar uma vida melhor!



"O medo é o assasino da mente.
O medo é a pequena morte que traz total obliteração.
Enfrentarei meus medos.
Permitirei que passem sobre mim e através de mim.
E quando tiverem passado, farei com que o olho interior
enxerge seu caminho.
Onde o medo esteve não restará nada.
Somente eu permanecerei!"


- Frank Herbert: Para todoa aqueles que tem medo de se entregarem à sua Bruxa ou Bruxo interior! Por mais que tentem , não irão conseguir, os Deuses se fazem mostrar de uma maneira ou outra! Afinal, reside um Bruxa ou um Bruxo em cada um d enós!